R E
G U L
A M E
N T O
PRINCÍPIOS
GERAIS:
Art. 1º Este
regulamento é o conjunto das disposições que rege o 1º Torneio de Futebol de 6 –
Categoria: aberto - Versão/2012.
Art. 2º As
equipes participantes desta competição, serão consideradas conhecedoras deste
Regulamento no que diz respeito aos seus direitos e obrigações, ficando
submetidas a todas as disposições e penalidades que dele emanam.
Art. 3º O 1º Torneio de Futebol de 6 abrirá a inscrição para 24 (vinte e quatro)
equipes.
DOS OBJETIVOS:
Art. 4º O
Campeonato tem por finalidade, incentivar a prática desportiva e cunho
beneficente, promovendo intercambio entre todos, evidenciando valores como:
respeito, união, coletivismo, disciplina e etc.
TÍTULO I
DA COORDENAÇÃO
GERAL:
Art. 5º A
Coordenação Geral do 1º Torneio de Futebol de 6 será composta por: Alcivan Silva, Jenison
Fontes, Clayton Aquino, Otaviano Silva e Henrique Gustavo, cabendo a referida
coordenação designar a formação das comissões necessárias e seus respectivos
membros, ficando estas, subordinadas à referida coordenação.
TÍTULO II
DA COMISSÃO
DISCIPLINAR:
Art. 6º A
Comissão Disciplinar será a própria coordenação geral do evento.
Art. 7º
Compete a Comissão Disciplinar, julgar:
a) –
Dirigentes, técnicos e demais membros da comissão técnica de cada equipe e
atletas em geral, além de árbitros, mesários e voluntários que por ventura
venham fazer parte da organização deste certame.
b) - Os
litígios entre as equipes participantes da competição.
Art. 8º A Comissão Disciplinar se reunirá
sempre que houver pauta e a qualquer momento, desde que seja convocada.
Art. 9º A
Comissão Disciplinar reger-se-á por este Regulamento e pelo conjunto de regras
contido no Livro de Regras Oficiais da Confederação Brasileira de Futebol.
DAS
INSCRIÇÕES:
Art. 10º Será
cobrada de cada equipe uma taxa de inscrição no valor de R$ 200,00 (duzentos
reais).
Art. 11º O
atleta e/ou qualquer outro integrante das equipes pagará uma taxa no valor de
R$ 5,00 (cinco reais) por cada cartão vermelho recebido e de R$ 3,00 (três
reais) por cada cartão amarelo recebido.
Art. 12º (revogado).
Art. 13º O
pagamento citado no art. 11º deverá ser feito no máximo até a
realização de sua próxima partida. Do contrário estará sem condições de jogo e
sujeito as punições inerentes a tal infração caso participe desta partida.
Art. 14º Cada
equipe poderá inscrever até 12 atletas. Caso ainda exista vaga a mesma pode
inscrever novo atleta até as quartas de final.
Art. 15º As
Equipes poderão inscrever, atletas que estejam inscrito numa outra equipe,
desde que estes não tenham atuado na competição, não importando se eles tenham
figurado e com nome constante como suplente em súmula de algum jogo disputado
pela equipe no qual se inscreveu anteriormente.
Art. 16º Na
Ficha de Inscrição deve constar do atleta: o nome completo (sem abreviaturas),
o apelido, o n.º do documento de identificação (RG, CTPS ou CNH, ou outro
documento com foto).
Art. 17º Os estreantes e os oriundos de outros
municípios deverão anexar cópia do documento de identificação com o qual forem
inscritos, ou conduzir a original do tal documento e apresentá-la ao mesário em
cada jogo que for disputar.
Art. 18º O
atleta só poderá participar da partida se estiver em situação regular de jogo,
e após situação ratificada pelo Mesário ou Delegado do jogo.
Art. 19º O atleta estará em situação irregular
de jogo, se não estiver atendendo o que pede esse regulamento. O atleta também
estará em situação irregular quando estiver punido pela Comissão Disciplinar,
ou ainda quando estiver suspenso por ter recebido cartão vermelho.
DOS JOGOS E
SEUS HORÁRIOS:
Art. 20º Os
jogos terão início no horário fixado na Tabela Oficial da competição elaborada
e entregue aos equipes pela Coordenação, sendo considerado perdedor por
ausência (W x O), a equipe que não estiver apto no local do jogo até 15 minutos
além do horário fixado na tabela oficial da competição.
Art. 21º As equipes terão por obrigação se
apresentar a Mesa do Delegado de partida até no máximo 10 minutos antes do
horário previsto para o início do jogo.
Art. 22º As equipes só poderão iniciar o jogo se
e/ou quando estiverem com o nº de 5 (cinco) atletas. No entanto, durante e até
o final de partida, a equipe fique reduzida a 3 (três) atletas, será
considerada inapta para continuar disputando o jogo, sendo dado como derrotado,
independentemente do placar da partida no momento da paralisação e perderá o(s)
ponto(s) que, por ventura, serão repassado(s) a equipe adversária .
Art. 23º As
equipes, caso atrasem, além do tempo de tolerância permitido ou não consigam
chegar ao local de jogo no dia, data e horário marcados na tabela, não serão
penalizadas, desde que avise o quanto antes e comprove junto a Coordenação do certame que a ausência deu-se por motivos
de força maior, tais como: acidentes com
sua delegação ou defeitos mecânicos no transporte durante a viagem, ou então
por questões do estado do tempo como enchentes que impossibilite a passagem em
rios e riachos ou estradas destruídas ou ainda pela ocorrência de chuva forte
que impeça os veículos de se locomoverem. Neste caso o jogo será suspenso e
remarcado pela Coordenação.
Art. 24º Quando a partida for interrompida depois
de jogados 2/3 (dois terços) do tempo regulamentar de jogo, ou seja, os 25
minutos do 1º tempo e mais 8 minutos e 33 segundos do 2º tempo, totalizando
assim 33 minutos e 33 segundos de jogo, será dado por encerada, mantendo-se o
placar do momento da interrupção. Quando a partida ainda não tiver atingido a
marca de 2/3 (dois terços) do tempo regulamentar no ato da paralisação, será
remarcada para que seja jogado o tempo ainda estante para o seu complemento.
Art. 25º Só será permitida a presença no banco de
reservas dos jogadores suplentes, uniformizados, além do Dirigente, e dos três
integrantes da Comissão Técnico, no caso: o Técnico, o Auxiliar e o Roupeiro de
cada um das equipes envolvidas em cada jogo da competição.
Art. 26º Os
membros da comissão técnica e direção das equipes só poderão permanecer no
banco de reservas, durante os jogos em que estejam atuando, caso tenham seus
nomes constantes na Ficha de Inscrição.
Art. 27º O
tempo de duração dos jogos será de 40 minutos, divididos em dois (2) tempos
iguais de 25 minutos cada, com intervalo de dez (5) minutos.
a) - Toda
paralisação por motivo de contusão, ou por outro qualquer, será acrescida em
qualquer um dos tempos de jogo, sempre a critério dos árbitros.
b) - Será dada
uma tolerância de 15 minutos, além do horário fixado na Tabela Oficial do
presente certame, elaborada por sua organização, após isso, será aplicado o (W
x O) e repassados os pontos a equipe presente, se este estiver apto para o
jogo, além de aplicada uma multa de R$ 20,00 (quinze reais) a equipe ausente.
Art. 28º As
equipes farão substituições ilimitadas e volantes, não havendo necessidade de
paralisação do jogo ficando restritas aos atletas registrados em súmula.
a) - O atleta
que por qualquer motivo deixar o campo deverá solicitar e receber autorização
da arbitragem para retornar a campo, mesmo com a bola em jogo.
b) - As
substituições serão realizadas na área de substituição que ficará em frente à
mesa do Delegado de partida instalada em uma das laterais e na altura da linha
demarcatória do meio de campo.
DOS SISTEMAS
DE COMPETIÇÃO:
Art. 29º A
competição será disputada em fases: CLASSIFICATÓRIA, OITAVAS DE FINAL,
QUARTAS-DE-FINAL, SEMIFINAL E FINAL (3º LUGAR E DECISÃO).
a) Na Fase
Classificatória, teremos 8 (oito) grupos chamados de “A”, “B”, “C”, “D”, “E”,
“F”, “G” e “H” e compostos por 3 (três) equipes, definidos através de
sorteio, onde as equipes de cada time jogam entre si, classificando-se as duas
melhores equipes para a fase seguinte.
b) – Na fase
de OITAVAS–DE-FINAL, as 16 (dezesseis) equipes serão sorteadas para formar oito
jogos, de acordo com a tabela.
c) – Na fase
de QUARTAS–DE-FINAL, as 8 (oito) equipes classificadas na fase anterior,
formarão 4 (quatro) Grupos, através de sorteio, com 2 (dois) equipes cada e
farão confrontos simples (jogo único dentro do próprio grupo) em total
igualdade de condições.
c) - Na Fase
SEMIFINAL, teremos mais 2 (dois) grupos, através de sorteio, com duas equipes
cada.
d) – Na fase
FINAL, teremos 2 (dois) grupos, onde se enfrentarão os perdedores da Semifinal,
disputando o de 3º Lugar; e os vencedores da Semifinal se enfrentarão decidindo
o título de campeão.
e) – Havendo
empate no nº de pontos ganhos na fase classificatória, entre 2 (dois) ou mais
equipes, o desempate dar-se-á, através dos seguintes critérios nesta ordem:
1º - Maior nº
de Vitória;
2º - Maior
saldo de Gols;
3º - Maior nº
de Gols Marcados;
4º - Menor nº
de Gols Sofridos;
5º - Menor nº
de Cartões Vermelho recebidos;
6º - Menor nº
de Cartões Amarelo recebidos;
7º - Sorteio.
g) - Havendo
empate em qualquer um dos confrontos das fases de Oitava-de -final, Quartas–de–final, Semifinal e
Final, incluindo a disputa do 3º Lugar, a definição do vencedor do confronto
sairá da cobrança de Tiros-Livres da Marca do Pênalti.
h) - Havendo a necessidade dos Tiros-Livres,
cada equipe evolvida na partida em disputa, terá direito a execução de 3 (três)
cobranças alternadas na primeira série, persistindo o empate, as equipes terão
uma série de uma ou tantas cobranças alternadas forem necessárias até que se
tenha o desempate.
i) - Na primeira
série dos Tiros-Livres, as equipes escolherão e indicarão a arbitragem ou a
mesa 3 (três) cobradores. A partir da Segunda Série, os Tiros-Livres serão
executadas pelos outros 3 jogadores que tiverem em campo até o final o tempo
regulamentar da partida em disputa, obedecendo escolha e conseqüente indicação
de sua equipe a arbitragem ou a mesa. Daí por diante, caso seja necessário
continuar a disputa, todas as cobranças serão executadas por um só atleta
dentre os seis que estavam em campo quando do final de partida no tempo
regulamentar, escolhido e indicado a arbitragem ou a mesa por seu equipe.
j) - As
equipes só poderão utilizar nas cobranças de Tiros-Livres, os atletas que
estiverem jogando quando do final do jogo no tempo regulamentar.
DAS PUNIÇÕES:
Art. 30º Cada
vez que um atleta ou qualquer outro membro das equipes receberem cartão
vermelho serão julgados podendo ser penalizados com a suspensão de 1 (uma) ou
mais partidas e/ou podendo ser até excluído do campeonato.
Art. 31º A
equipe que utilizar 1 (um) ou mais atletas de forma irregular, será punida com
a perda da pontuação conquistada, que será repassada a equipe adversária
envolvida na partida em que houve a irregularidade.
Art. 32º O
atleta que for flagrado pela coordenação ou por qualquer membro de outra
equipe, ingerindo bebida alcoólica duas horas antes da partida e/ou durante a
mesma, será automaticamente suspenso por um jogo, ficando de fora da próxima
partida de sua equipe na competição. Para comprovação do ato ilícito, o
reclamante deverá apresentar provas do feito.
Art. 33º As
equipes só poderão iniciar a partida se estiverem com seus uniformes
padronizados, ou seja, com camisas iguais, calções iguais ou da mesma cor
predominante e meiões iguais ou da mesma cor predominante, do contrário não
poderão disputar a partida. Caso consigam atuar burlando a arbitragem e a mesa,
serão penalizados com uma multa no valor de R$ 5,00 (cinco reais), e em havendo
reincidência o valor da pena será dobrado.
CAPÍTULO VII
DOS ÁRBITROS:
Art. 34º Os
árbitros serão designados pela Coordenação .
Art. 35º A
arbitragem deverá está no local do jogo pelo menos 10 (dez) minutos antes do
horário previsto para o início de partida em que estiver escalado para atuar,
conduzindo seu material de trabalho, no caso: o uniforme completo (camisa,
calção, meões e calçados); 1 (um) apito; 1 (um) par de cartões, sendo 1 (um)
amarelo e 1 (um) vermelho.
DO MATERIAL:
Art. 37º
Compete a Coordenação, elaborar e entregar o Regulamento e a Tabela da
competição. Além disso, deverá acompanhar atentamente e coordenar a atuação das
comissões, durante a semana e durante os jogos, observando todos os
acontecimentos, fazendo as correções e as diversas anotações que julgar
necessário.
DOS PRÊMIOS:
Art. 38º Feita
à classificação ao final do Campeonato serão premiados os seguintes equipes:
a) – A equipe
que conquistar o título de Campeão, com 1 (um) troféu e um prêmio em dinheiro
no valor de R$ 1000,00 (hum mil reais); além de 1 (uma) medalha para cada
membro da direção e da comissão técnica ( técnico, auxiliar técnico e roupeiro)
e para cada atleta que tiver atuado na competição.
b) – A equipe
que conquistar o título de Vice-Campeão, com 1 (um) troféu e um prêmio no valor
de R$ 500,00 (quinhentos reais), além de 1 (uma) medalha para cada membro da
direção e da comissão técnica ( técnico, auxiliar técnico e roupeiro) e para
cada atleta que tiver atuado na competição.
c) – A equipe
que conquistar o 3º Lugar, com 1 (um) troféu e um prêmio no valor de R$ 200,00
(duzentos reais), além de 1 (uma) medalha para cada membro da direção e comissão
técnico (técnico, auxiliar técnico e roupeiro) e 1 (uma) medalha para cada
jogador que tiver atuado na competição.
DAS DISPOSIÇÕS
GERAIS:
Art. 39º A
Coordenação do evento não se responsabilizará por acidentes que possam ocorrer
com atletas e demais integrantes e torcedores de nenhuma das equipes, antes
durante e depois de qualquer jogo.
Art. 40º O
dirigente da equipe será responsável pela parte disciplinar de todos os
integrantes de sua equipe.
Art. 41º A
agressão física, tentada ou consumada, a árbitros, mesários e seus auxiliares,
atletas, e demais integrantes das equipes ou qualquer membro da Coordenação ou
pessoas a serviço do evento antes, durante e depois dos jogos, resultará na
eliminação sumária do agressor sem direito a julgamento nem a apelação.
Art. 42º No
caso da agressão ser moral, o agressor será julgado pela Comissão de
Disciplinar, podendo pegar 1(um) ou mais jogos de suspensão ou até mesmo ser
eliminado do presente campeonato.
Art. 43º
Dependendo da agressão tanto física quanto moral de qualquer participante
do Campeonato poderá acarretar ao
infrator a suspensão em futuras competições realizadas por esta Coordenação.
Art. 44º
Qualquer atleta ou integrante da direção ou comissão técnica de qualquer equipe
que for expulso de jogo terá que sair de campo e se deslocar para o lado oposto
aos bancos de reservas e mesa, o mesmo se atribui para àqueles que estiverem
suspensos pela Comissão Disciplinar, bem como para os que estão cumprindo
suspensão por ter recebido cartão vermelho no jogo anterior.
Art. 45º Os
casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Campeonato.
Art. 46º Este
regulamento entrará em vigor na data de sua publicação, e servirá de LEI MAIOR
do 1º Torneio de Futebol de 6 - Categoria aberto /2012.
Pau dos Ferros
- RN, 03 de dezembro de 2012.
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