Regulamento



 
R  E  G  U  L  A  M  E  N  T  O

PRINCÍPIOS GERAIS:
Art. 1º Este regulamento é o conjunto das disposições que rege o 1º Torneio de Futebol de 6 – Categoria: aberto - Versão/2012.
Art. 2º As equipes participantes desta competição, serão consideradas conhecedoras deste Regulamento no que diz respeito aos seus direitos e obrigações, ficando submetidas a todas as disposições e penalidades que dele emanam.
 Art. 3º  O 1º Torneio  de Futebol de 6   abrirá a  inscrição  para 24 (vinte e quatro) equipes.

DOS OBJETIVOS:
Art. 4º O Campeonato tem por finalidade, incentivar a prática desportiva e cunho beneficente, promovendo intercambio entre todos, evidenciando valores como: respeito, união, coletivismo, disciplina e etc.

TÍTULO I
DA COORDENAÇÃO GERAL:
Art. 5º A Coordenação Geral do 1º Torneio de Futebol de 6  será composta por: Alcivan Silva, Jenison Fontes, Clayton Aquino, Otaviano Silva e Henrique Gustavo, cabendo a referida coordenação designar a formação das comissões necessárias e seus respectivos membros, ficando estas, subordinadas à referida coordenação.

TÍTULO II
DA COMISSÃO DISCIPLINAR:
Art. 6º A Comissão Disciplinar será a própria coordenação geral do evento.
Art. 7º Compete a Comissão Disciplinar, julgar:
a) – Dirigentes, técnicos e demais membros da comissão técnica de cada equipe e atletas em geral, além de árbitros, mesários e voluntários que por ventura venham fazer parte da organização deste certame.
b) - Os litígios entre as equipes participantes da competição.
 Art. 8º A Comissão Disciplinar se reunirá sempre que houver pauta e a qualquer momento, desde que seja convocada.
Art. 9º A Comissão Disciplinar reger-se-á por este Regulamento e pelo conjunto de regras contido no Livro de Regras Oficiais da Confederação Brasileira de Futebol.

DAS INSCRIÇÕES:
Art. 10º Será cobrada de cada equipe uma taxa de inscrição no valor de R$ 200,00 (duzentos reais).
Art. 11º O atleta e/ou qualquer outro integrante das equipes pagará uma taxa no valor de R$ 5,00 (cinco reais) por cada cartão vermelho recebido e de R$ 3,00 (três reais) por cada cartão amarelo recebido.
Art. 12º (revogado).
Art. 13º O pagamento citado no art. 11º  deverá ser feito no máximo até a realização de sua próxima partida. Do contrário estará sem condições de jogo e sujeito as punições inerentes a tal infração caso participe desta partida.
Art. 14º Cada equipe poderá inscrever até 12 atletas. Caso ainda exista vaga a mesma pode inscrever novo atleta até as quartas de final.
Art. 15º As Equipes poderão inscrever, atletas que estejam inscrito numa outra equipe, desde que estes não tenham atuado na competição, não importando se eles tenham figurado e com nome constante como suplente em súmula de algum jogo disputado pela equipe no qual se inscreveu anteriormente.
Art. 16º Na Ficha de Inscrição deve constar do atleta: o nome completo (sem abreviaturas), o apelido, o n.º do documento de identificação (RG, CTPS ou CNH, ou outro documento com foto).
Art.  17º Os estreantes e os oriundos de outros municípios deverão anexar cópia do documento de identificação com o qual forem inscritos, ou conduzir a original do tal documento e apresentá-la ao mesário em cada jogo que for disputar.
Art.   18º O atleta só poderá participar da partida se estiver em situação regular de jogo, e após situação ratificada pelo Mesário ou Delegado do jogo.
Art.    19º O atleta estará em situação irregular de jogo, se não estiver atendendo o que pede esse regulamento. O atleta também estará em situação irregular quando estiver punido pela Comissão Disciplinar, ou ainda quando estiver suspenso por ter recebido cartão vermelho.





DOS JOGOS E SEUS HORÁRIOS:
Art. 20º Os jogos terão início no horário fixado na Tabela Oficial da competição elaborada e entregue aos equipes pela Coordenação, sendo considerado perdedor por ausência (W x O), a equipe que não estiver apto no local do jogo até 15 minutos além do horário fixado na tabela oficial da competição.
Art.  21º As equipes terão por obrigação se apresentar a Mesa do Delegado de partida até no máximo 10 minutos antes do horário previsto para o início do jogo.
Art.  22º As equipes só poderão iniciar o jogo se e/ou quando estiverem com o nº de 5 (cinco) atletas. No entanto, durante e até o final de partida, a equipe fique reduzida a 3 (três) atletas, será considerada inapta para continuar disputando o jogo, sendo dado como derrotado, independentemente do placar da partida no momento da paralisação e perderá o(s) ponto(s) que, por ventura, serão repassado(s) a equipe adversária .
Art. 23º As equipes, caso atrasem, além do tempo de tolerância permitido ou não consigam chegar ao local de jogo no dia, data e horário marcados na tabela, não serão penalizadas, desde que avise o quanto antes e comprove junto a Coordenação  do certame que a ausência deu-se por motivos de força maior, tais como:  acidentes com sua delegação ou defeitos mecânicos no transporte durante a viagem, ou então por questões do estado do tempo como enchentes que impossibilite a passagem em rios e riachos ou estradas destruídas ou ainda pela ocorrência de chuva forte que impeça os veículos de se locomoverem. Neste caso o jogo será suspenso e remarcado pela Coordenação.  
Art.  24º Quando a partida for interrompida depois de jogados 2/3 (dois terços) do tempo regulamentar de jogo, ou seja, os 25 minutos do 1º tempo e mais 8 minutos e 33 segundos do 2º tempo, totalizando assim 33 minutos e 33 segundos de jogo, será dado por encerada, mantendo-se o placar do momento da interrupção. Quando a partida ainda não tiver atingido a marca de 2/3 (dois terços) do tempo regulamentar no ato da paralisação, será remarcada para que seja jogado o tempo ainda estante para o seu complemento.           
Art.   25º Só será permitida a presença no banco de reservas dos jogadores suplentes, uniformizados, além do Dirigente, e dos três integrantes da Comissão Técnico, no caso: o Técnico, o Auxiliar e o Roupeiro de cada um das equipes envolvidas em cada jogo da competição.
Art. 26º Os membros da comissão técnica e direção das equipes só poderão permanecer no banco de reservas, durante os jogos em que estejam atuando, caso tenham seus nomes constantes na Ficha de Inscrição.
Art. 27º O tempo de duração dos jogos será de 40 minutos, divididos em dois (2) tempos iguais de 25 minutos cada, com intervalo de dez (5) minutos.
a) - Toda paralisação por motivo de contusão, ou por outro qualquer, será acrescida em qualquer um dos tempos de jogo, sempre a critério dos árbitros.
b) - Será dada uma tolerância de 15 minutos, além do horário fixado na Tabela Oficial do presente certame, elaborada por sua organização, após isso, será aplicado o (W x O) e repassados os pontos a equipe presente, se este estiver apto para o jogo, além de aplicada uma multa de R$ 20,00 (quinze reais) a equipe ausente.
Art. 28º As equipes farão substituições ilimitadas e volantes, não havendo necessidade de paralisação do jogo ficando restritas aos atletas registrados em súmula.
a) - O atleta que por qualquer motivo deixar o campo deverá solicitar e receber autorização da arbitragem para retornar a campo, mesmo com a bola em jogo.
b) - As substituições serão realizadas na área de substituição que ficará em frente à mesa do Delegado de partida instalada em uma das laterais e na altura da linha demarcatória do meio de campo.

DOS SISTEMAS DE COMPETIÇÃO:
Art. 29º A competição será disputada em fases: CLASSIFICATÓRIA, OITAVAS DE FINAL, QUARTAS-DE-FINAL, SEMIFINAL E FINAL (3º LUGAR E DECISÃO).
a) Na Fase Classificatória, teremos 8 (oito) grupos chamados de “A”, “B”, “C”, “D”, “E”, “F”, “G” e “H” e compostos por 3 (três) equipes, definidos através de sorteio, onde as equipes de cada time jogam entre si, classificando-se as duas melhores equipes para a fase seguinte.
b) – Na fase de OITAVAS–DE-FINAL, as 16 (dezesseis) equipes serão sorteadas para formar oito jogos, de acordo com a tabela.
c) – Na fase de QUARTAS–DE-FINAL, as 8 (oito) equipes classificadas na fase anterior, formarão 4 (quatro) Grupos, através de sorteio, com 2 (dois) equipes cada e farão confrontos simples (jogo único dentro do próprio grupo) em total igualdade de condições. 
c) - Na Fase SEMIFINAL, teremos mais 2 (dois) grupos, através de sorteio, com duas equipes cada.
d) – Na fase FINAL, teremos 2 (dois) grupos, onde se enfrentarão os perdedores da Semifinal, disputando o de 3º Lugar; e os vencedores da Semifinal se enfrentarão decidindo o título de campeão.
e) – Havendo empate no nº de pontos ganhos na fase classificatória, entre 2 (dois) ou mais equipes, o desempate dar-se-á, através dos seguintes critérios nesta ordem:
1º - Maior nº de Vitória;
2º - Maior saldo de Gols;
3º - Maior nº de Gols Marcados;
4º - Menor nº de Gols Sofridos;
5º - Menor nº de Cartões Vermelho recebidos;
6º - Menor nº de Cartões Amarelo recebidos;
7º - Sorteio.
g) - Havendo empate em qualquer um dos confrontos das fases de Oitava-de -final,  Quartas–de–final, Semifinal e Final, incluindo a disputa do 3º Lugar, a definição do vencedor do confronto sairá da cobrança de Tiros-Livres da Marca do Pênalti.
 h) - Havendo a necessidade dos Tiros-Livres, cada equipe evolvida na partida em disputa, terá direito a execução de 3 (três) cobranças alternadas na primeira série, persistindo o empate, as equipes terão uma série de uma ou tantas cobranças alternadas forem necessárias até que se tenha o desempate.
i) - Na primeira série dos Tiros-Livres, as equipes escolherão e indicarão a arbitragem ou a mesa 3 (três) cobradores. A partir da Segunda Série, os Tiros-Livres serão executadas pelos outros 3 jogadores que tiverem em campo até o final o tempo regulamentar da partida em disputa, obedecendo escolha e conseqüente indicação de sua equipe a arbitragem ou a mesa. Daí por diante, caso seja necessário continuar a disputa, todas as cobranças serão executadas por um só atleta dentre os seis que estavam em campo quando do final de partida no tempo regulamentar, escolhido e indicado a arbitragem ou a mesa por seu equipe.
j) - As equipes só poderão utilizar nas cobranças de Tiros-Livres, os atletas que estiverem jogando quando do final do jogo no tempo regulamentar.

DAS PUNIÇÕES:
Art. 30º Cada vez que um atleta ou qualquer outro membro das equipes receberem cartão vermelho serão julgados podendo ser penalizados com a suspensão de 1 (uma) ou mais partidas e/ou podendo ser até excluído do campeonato.
Art. 31º A equipe que utilizar 1 (um) ou mais atletas de forma irregular, será punida com a perda da pontuação conquistada, que será repassada a equipe adversária envolvida na partida em que houve a irregularidade.
Art. 32º O atleta que for flagrado pela coordenação ou por qualquer membro de outra equipe, ingerindo bebida alcoólica duas horas antes da partida e/ou durante a mesma, será automaticamente suspenso por um jogo, ficando de fora da próxima partida de sua equipe na competição. Para comprovação do ato ilícito, o reclamante deverá apresentar provas do feito. 
Art. 33º As equipes só poderão iniciar a partida se estiverem com seus uniformes padronizados, ou seja, com camisas iguais, calções iguais ou da mesma cor predominante e meiões iguais ou da mesma cor predominante, do contrário não poderão disputar a partida. Caso consigam atuar burlando a arbitragem e a mesa, serão penalizados com uma multa no valor de R$ 5,00 (cinco reais), e em havendo reincidência o valor da pena será dobrado.

CAPÍTULO VII
DOS ÁRBITROS:
Art. 34º Os árbitros serão designados pela Coordenação .
Art. 35º A arbitragem deverá está no local do jogo pelo menos 10 (dez) minutos antes do horário previsto para o início de partida em que estiver escalado para atuar, conduzindo seu material de trabalho, no caso: o uniforme completo (camisa, calção, meões e calçados); 1 (um) apito; 1 (um) par de cartões, sendo 1 (um) amarelo e 1 (um) vermelho.
Art. 36º Para cada minuto de atraso da arbitragem será cobrada de quem atrasou uma taxa no valor de R$ 1,00 (um real), por minuto de atraso.

DO MATERIAL:
Art. 37º Compete a Coordenação, elaborar e entregar o Regulamento e a Tabela da competição. Além disso, deverá acompanhar atentamente e coordenar a atuação das comissões, durante a semana e durante os jogos, observando todos os acontecimentos, fazendo as correções e as diversas anotações que julgar necessário.

DOS PRÊMIOS:
Art. 38º Feita à classificação ao final do Campeonato serão premiados os seguintes equipes:
a) – A equipe que conquistar o título de Campeão, com 1 (um) troféu e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1000,00 (hum mil reais); além de 1 (uma) medalha para cada membro da direção e da comissão técnica ( técnico, auxiliar técnico e roupeiro) e para cada atleta que tiver atuado na competição.
b) – A equipe que conquistar o título de Vice-Campeão, com 1 (um) troféu e um prêmio no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), além de 1 (uma) medalha para cada membro da direção e da comissão técnica ( técnico, auxiliar técnico e roupeiro) e para cada atleta que tiver atuado na competição.
c) – A equipe que conquistar o 3º Lugar, com 1 (um) troféu e um prêmio no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), além de 1 (uma) medalha para cada membro da direção e comissão técnico (técnico, auxiliar técnico e roupeiro) e 1 (uma) medalha para cada jogador que tiver atuado na competição.


DAS DISPOSIÇÕS GERAIS:
Art. 39º A Coordenação do evento não se responsabilizará por acidentes que possam ocorrer com atletas e demais integrantes e torcedores de nenhuma das equipes, antes durante e depois de qualquer jogo.
Art. 40º O dirigente da equipe será responsável pela parte disciplinar de todos os integrantes de sua equipe.
Art. 41º A agressão física, tentada ou consumada, a árbitros, mesários e seus auxiliares, atletas, e demais integrantes das equipes ou qualquer membro da Coordenação ou pessoas a serviço do evento antes, durante e depois dos jogos, resultará na eliminação sumária do agressor sem direito a julgamento nem a apelação.
Art. 42º No caso da agressão ser moral, o agressor será julgado pela Comissão de Disciplinar, podendo pegar 1(um) ou mais jogos de suspensão ou até mesmo ser eliminado do presente campeonato.
Art. 43º Dependendo da agressão tanto física quanto moral de qualquer participante do  Campeonato poderá acarretar ao infrator a suspensão em futuras competições realizadas por esta Coordenação.
Art. 44º Qualquer atleta ou integrante da direção ou comissão técnica de qualquer equipe que for expulso de jogo terá que sair de campo e se deslocar para o lado oposto aos bancos de reservas e mesa, o mesmo se atribui para àqueles que estiverem suspensos pela Comissão Disciplinar, bem como para os que estão cumprindo suspensão por ter recebido cartão vermelho no jogo anterior.
Art. 45º Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Campeonato.
Art. 46º Este regulamento entrará em vigor na data de sua publicação, e servirá de LEI MAIOR do 1º Torneio de Futebol de 6 - Categoria aberto /2012.




Pau dos Ferros - RN, 03 de dezembro de 2012.

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